A importância do alongamento para a saúde do corpo humano

A importância do alongamento para a saúde do corpo humano

O alongamento é uma prática fundamental para o bom funcionamento do corpo, que, além de prevenir lesões, melhora a postura e a flexibilidade corporal. 

Você acordou e percebeu um ligeiro incômodo em alguma região do corpo? Diversas podem ser as causas para essa ocorrência, como má postura, estresse, insônia e, inclusive, a falta de alongamento físico.

Afinal, se você acredita que o ato de alongar-se só é necessário antes de praticar um exercício, saiba que esta é uma ideia bastante equivocada.

O alongamento é um tipo de exercício essencial para manter ou aumentar a flexibilidade corporal por meio do estiramento das fibras musculares.

No dia a dia, esta prática – tanto na vida de pessoas sedentárias, quanto de atletas – pode promover uma série de valiosos benefícios e prevenir contra muitos problemas ortopédicos, sobretudo aqueles que provocam dores musculares.

Por isso, se você ainda não tem o hábito de se alongar todos os dias pela manhã, nós da SOS Ortopedia o convidamos a fazer a leitura deste artigo em que você descobrirá tudo que precisa saber sobre alongamento.

Vamos em frente!

Os tipos de alongamento:

Não pense que o alongamento é apenas esticar os braços e pernas. Existem muitas formas de alongar o corpo:

1. Alongamento dinâmico

O alongamento pode ser realizado movimentando diferentes partes do corpo ritmadamente. Muito utilizado antes de iniciar algum exercício físico, principalmente por atletas de corrida e salto, o alongamento dinâmico atua na soltura da musculatura e distensionamento.

A caminhada, trote, saltitos e agachamentos sem peso são alguns exemplos deste tipo de alongamento.

2. Alongamento estático

Sendo o tipo mais comum, o alongamento estático é efetuado com os músculos estendidos e em posição estática, com duração de 20 até 60 segundos por movimento para obtenção de bons resultados.

3. Alongamento passivo

No alongamento passivo, o indivíduo necessitará da ajuda de uma pessoa ou equipamento para controlar a força aplicada. Este é o único caso em que o controle do movimento é passado a um terceiro – por isso, é extremamente importante respeitar os limites anatômicos do indivíduo.

Quais os benefícios desta prática para a saúde do corpo?

A importância do alongamento está em seus inúmeros benefícios para o corpo, tanto para atletas quanto para sedentários, mas lembrando: desde que seja feito corretamente e com toda a segurança!

1. Melhora a postura

Músculos tensos podem causar má postura. Muitos de nós passamos boa parte do nosso dia sentados em frente a um computador, e a posição típica desta atividade pode prejudicar a nossa postura e desencadear fortes dores musculares.

Neste sentido, quanto mais alongados estiverem os membros, melhores serão os resultados ergonômicos.

2. Melhora a amplitude de movimento e evita perda de função muscular

À medida que envelhecemos, nossas articulações perdem amplitude de movimento. Podemos neutralizar isso com alongamentos feitos regularmente, afinal, esta prática provoca o estiramento das fibras musculares melhorando a flexibilidade da movimentação do corpo.

3. Previne lesões musculares

O alongamento, principalmente antes de uma atividade física, ajuda a prevenir lesões, pois aumenta o fluxo sanguíneo para os músculos, aquecendo-os e diminuindo qualquer tensão que possam ter para evitar lesões.

Além disso, o alongamento ajuda a diminuir o estresse, melhorar a coordenação motora e o desempenho esportivo, além de ajudar na cicatrização óssea em casos de fraturas.

Os cuidados ao se alongar

Nossos ortopedistas alertam ser importante que os alongamentos sejam realizados de forma lenta e suave, sempre respeitando os limites de dor e de movimentação de cada indivíduo.

O alongamento, quando feito de forma errada, pode provocar dores, aumentar a tensão muscular, além de ocasionar lesões de ligamentos, articulações e músculos.

Por isso, ao se alongar, siga estas orientações:

  • mantenha a postura correta;
  • esteja com uma roupa confortável. Evite vestuários apertados ou que prendam a circulação;
  • mantenha a respiração lenta e profunda;
  • não tenha pressa;
  • não force a articulação além do limite do seu corpo.

Gostou deste conteúdo da SOS Ortopedia? Não deixe de nos seguir em nossas redes sociais. Toda semana compartilhamos conteúdos exclusivos com nossos seguidores!