Consequências da má postura

Consequências da má postura

Nós da SOS Ortopedia enfatizamos para nossos pacientes e colaboradores que uma boa postura melhora a nossa flexibilidade e nossa respiração, evitando a fadiga excessiva e dores no corpo. Destacamos que, também nos faz transparecer mais confiantes, auxiliando no bom funcionamento e proteção do nosso corpo.

Uma má postura pode iniciar desde a infância e nossa coluna acaba criando estabilidade que, com o passar do tempo, fica ainda mais difícil de ser corrigida. Quando não nos atentamos a nossa coluna, muitas consequências podem ser geradas em nossa saúde, tanto fisicamente quanto esteticamente. 

Entenda melhor a estrutura da nossa coluna clicando aqui. 

Quais doenças podem vir a ser desencadeadas? 

Ao não criarmos o hábito de manter uma boa postura, nosso corpo começa a nos dar sinais a médio e longo prazo. As dores de cabeça, por exemplo, podem ter diversas raízes e uma das principais é a má postura. A dor no pescoço, o cansaço frequente e dificuldade para dormir são possíveis problemas que você pode vir a enfrentar por conta da sua postura inadequada. Algumas doenças também podem ser desencadeadas como: cifose, lordose, escoliose e hérnia de disco. 

A cifose consiste em um abaulamento da coluna vertebral, popularmente conhecido como “corcunda”. Essa doença não tem cura, mas pode ser amenizada com tratamento. Já a lordose consiste em uma curvatura para dentro e pode causar dores lombares. A escoliose, por outro lado, é uma curvatura da coluna que pode ser tanto para o lado esquerdo quanto para o lado direito. Assim como a cifose, a lordose e a escoliose também não possuem cura, porém o tratamento é recomendado para amenizar o quadro.

Quais os tipos de tratamento disponíveis?

Quando o diagnóstico mostra alguma das doenças destacadas, o tratamento pode ser variado dependendo de cada caso. Algumas podem exigir tratamento conservador, fisioterapia e/ou RPG; outras, cirurgia. 

A hérnia de disco, cuja principal característica é o abaulamento do disco invertebral, geralmente ocorre por conta do envelhecimento ou do desgaste. Este problema, diferentemente dos outros citados, possui cura. O tratamento deve ser feito através de medicamentos ou até mesmo cirurgia, dependendo do caso. 

Dicas para melhorar sua postura e evitar complicações

A fim de evitar essas doenças e problemas, algumas medidas devem ser tomadas, como por exemplo, a prática de exercícios físicos regularmente para fortalecer a musculatura da coluna, procurar dormir de lado e não ficar sentado por longos períodos. Caso você trabalhe sentado, é ideal que você levante e faça alongamentos entre os intervalos. 

Estando em casa, usando celular e computador, no trabalho ou até mesmo na rua, é necessário prestar atenção em si mesmo para manter uma boa postura. Este é um exercício diário, e é necessário fazê-lo até que se torne um hábito. O ideal é que, desde criança, os pais fiquem atentos à postura de seus filhos para não haver problemas futuros. Ademais, é preciso estar atento aos sintomas e, caso você imagine estar com alguma doença relacionada à sua postura, procure um especialista em coluna o quanto antes.