Como evitar problemas ortopédicos no futuro através de algumas mudanças de atitudes

Imagem mostrando o médico enfaixando o pé de uma paciente que teve um problema ortopédico

Você pode não perceber, mas durante a sua rotina diária entre o trabalho, os cuidados de casa e até durante os momentos de lazer,  utilizamos muito do nosso corpo. E por isso, desenvolver atitudes de autocuidado é essencial não apenas para a saúde física, como também para a saúde mental. 

Neste contexto, a atenção com a nossa estrutura óssea é o tipo de cuidado que deveríamos ter desde a fase inicial da nossa vida, e não apenas quando chegamos à terceira idade – tal como acontece com a maioria das pessoas.

Muito além da má postura durante a longa jornada de trabalho, alguns comportamentos aparentemente inofensivos precisam ser observados e, muitas vezes, corrigidos, para evitar complicações e problemas ortopédicos. Sabe quais comportamentos são esses?

  • Passar muito tempo mexendo no celular ou trabalhando em frente ao computador pode prejudicar a sua postura
  • Bolsas e mochilas sobrecarregam seus ombros e sua coluna trazendo problemas. 
  • Ficar muito tempo sentado e deitado.
  • Executar exercícios físicos sem a orientação de um profissional.

Mudanças que te ajudarão a evitar problemas ortopédicos

Pensando nisso, nós da SOS Ortopedia desenvolvemos este conteúdo para trazer a você algumas dicas preciosas que podem ser verdadeiros salvadores da sua saúde ortopédica no futuro a curto, médio e longo prazo. Confira:

Invista em ergonomia e evite problemas na coluna

Como muitos de nós estamos trabalhando em home office, muitas vezes não temos a estrutura necessária para evitar problemas de ergonomia e ortopedia. Cadeiras e mesas, por exemplo,  são itens funcionais que precisam ser adaptados de acordo com a estatura de quem as usa. 

Por isso, pode ser interessante e necessário investir em móveis ergonômicos que privilegiem a saúde da sua postura e, consequentemente, da sua estrutura óssea!

Ao mexer no celular ou no computador, fique atento à postura

As pessoas estão cada vez mais conectadas. E alguns cuidados precisam ser tomados para que o uso excessivo de aparelhos eletrônicos não prejudique ainda mais nossa saúde, trazendo problemas ortopédicos futuros. 

Portanto, faça pausas quando estiver mexendo no celular ou trabalhando no computador. Alongue-se e, se possível, diminua a quantidade de horas que você passa navegando na internet. 

Evite carregar muito peso na bolsa ou mochila

Não sobrecarregue a sua coluna e ombro carregando grandes pesos em sua bolsa ou mochila. Afinal, você sabia que a mochila é uma das principais causas de dores nas costas em crianças? 

A quantidade de peso nesses acessórios deve ser compatível com o peso, altura e idade do indivíduo. Em crianças, por exemplo, o peso da mochila não deve ultrapassar 10% do peso da criança.

Não fique muito tempo sentado ou deitado

Permanecer sentado ou deitado por muito tempo não é recomendado. Por isso, precisamos ter cuidados especiais. Por exemplo: se você trabalha muito tempo sentado, vale a pena investir num apoio ergonômico para os pés. 

Afinal, a falta de apoio causa desconforto, má circulação, varizes, inchaço e formigamento, entre outras complicações. 

Conte sempre com os profissionais experientes.