Fascite plantar: saiba o que é, quais os sintomas e tratamentos

Imagem dos pés apoiado no encosto do sofá

Quantas vezes você ou mesmo uma pessoa próxima a você já reclamou de fortes dores nos pés logo após se levantar da cama pela manhã? Você pode pensar que isso é normal, mas atenção, esse é um dos primeiros sintomas da chamada Fascite Plantar.

Quer saber mais sobre esta condição ortopédica que afeta milhares de pessoas ao redor do mundo? Continue fazendo a leitura deste artigo especial da SOS Ortopedia!

O que é a Fascite Plantar?

Condição na qual o tecido da sola do pés inflama, a Fascite Plantar é uma das principais responsáveis por causar dores na sola dos pés, sensação de queimação e desconforto, especialmente ao acordar, após realizar exercícios físicos com impacto como corridas, além de ser comum entre mulheres que usam salto alto por muito tempo e pessoas com sobrepeso.

A fáscia plantar é uma banda recoberta de gordura que recobre o tecido fibroso que se estende dos dedos dos pés até o osso do calcanhar absorvendo choques e suportando a arcada plantar.

Os principais sintomas desta condição

Dentre os sintomas da Fascite Plantar, talvez o mais comum seja a dor na região do meio do calcanhar ao pisar no chão logo após acordar. Todavia, esta dor possui um início insidioso e discreto, e a dor é aliviada logo após dar os primeiros passos.

Mas, ademais deste sintoma, outros também podem estar presentes:

Dor na sola do pé que piora ao usar salto alto ou praticar exercícios com impacto aos pés;
Sensação de queimação na sola dos pés;
Sensação de “areia” ao pressionar o local onde encontra a fáscia;
Sensibilidade ao tato na região do arco plantar;
Sensibilidade do osso do calcanhar que pode incapacitar que a pessoa apoie-o no chão devido ao impacto;
Em alguns casos, pode ocorrer algum edema (inchaço) do calcanhar e tornozelo.

Muitas podem ser as causas da Fascite Plantar e, é extremamente importante que você se atente a elas. Dentre as causas mais comuns estão o sedentarismo, a prática de atividades físicas sem orientação, traumas adquiridos pela atividade física, pisada errada, sobrepeso e obesidade, uso de sapatos inadequados, etc.

Fascite Plantar tem cura? Qual o tratamento?

A Fascite Plantar é uma doença que tende a evoluir de forma favorável. Cerca de 90% das pessoas que apresentam esta condição ortopédica melhoram significativamente nos primeiros meses de tratamento.

Todavia, para os sintomas desaparecerem de forma definitiva pode demorar algum tempo. E, infelizmente, em alguns casos a dor pode vir a se tornar crônica, principalmente se o tratamento não for iniciado imediatamente após os exames comprobatórios da condição.

Com isso em mente, vejamos como acontece o tratamento para Fascite Plantar;

O tratamento para fascite plantar somente deve ser instituído pelo médico ortopedista após diagnóstico. Logicamente, existem diversas opções de tratamento que devem ser adaptadas ao doente em causa.

Desta forma, um dos tratamentos mais comuns passa por alterações no estilo de vida. Em caso de obesidade, por exemplo, o doente deve perder peso de modo a reduzir a pressão exercida sobre os pés. Já, se o paciente pratica atividades físicas em excesso pode ser necessário que ele reduza a prática.

Ademais, o uso de palmilha ortopédica é indicado para esses casos, pois permite distribuir a carga durante a marcha e desta forma aliviar as queixas de dores. Também podem ser indicados medicamentos anti-inflamatórios em situações de edema no calcanhar e no tornozelo.

Você suspeita que pode estar sofrendo os sintomas típicos da Fascite Plantar? Busque ajuda de profissionais ortopedistas especializados em pés e tornozelo!