Câncer ósseo: tudo sobre esta doença rara e agressiva

Imagem do corpo humano de costas com luzes vermelhas destacando o pulso, cotovelo, ombro e lombar. Locais que podemos ter câncer ósseo.

O que é exatamente um Câncer ósseo? Quais os tipos  de tumores ósseos? O que pode causar o tumor? Quais os sintomas e como diagnosticar?

Muitas são as perguntas que incidem sobre esta patologia que, apesar de rara, pode ser extremamente perigosa se diagnosticada tardiamente. Por isso, neste conteúdo desenvolvido pelos profissionais da SOS Ortopedia vamos esclarecer as principais dúvidas sobre a doença, continue acompanhando o conteúdo logo abaixo!

O que é o Câncer ósseo (ou tumor ósseo)? 

O Câncer ósseo é um tumor que se origina de células anormais produzidas no tecido ósseo ou que pode se desenvolver de células cancerosas de outros órgãos como a mama, o pulmão e a próstata.

Segundo dados levantados pelo Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad, o câncer ósseo representa menos de 1% de todas as patologias dentro do campo oncológico, sendo que 10% dos pacientes com outros tipos de câncer acabam desenvolvendo-a de forma secundária. 

Os tipos de tumores ósseos e suas causas

O câncer nos ossos pode ser dividido em dois: 

    • Tumor ósseo primário: mais frequente em crianças e adolescentes, esse tumor cresce diretamente sobre o osso, podendo ser tanto benigno quanto maligno. Dentre os tumores mais comuns estão o tumor de Ewing e o osteossarcoma. 
    • Tumor ósseo secundário: mais comum entre os adultos, este tumor surge a partir de um processo de metástase, ou seja, quando o câncer em outro órgão se dissemina para os ossos. 

Importante citar que os tumores ósseos benignos, apesar de não serem cancerosos e não sofrerem metástase para outras regiões corpóreas, ainda assim podem ser perigosos, pois podem crescer a ponto de comprimir o tecido ósseo saudável.

Infelizmente, a causa exata da maioria dos tumores ósseos é desconhecida. Todavia, acredita-se que ela esteja relacionada a um erro no DNA de algumas células.

Quanto à metástase, sabe-se que alguns tipos de câncer são mais influentes no desenvolvimento do tumor ósseo secundário, tais como: o câncer da mama, de próstata, de rim e o câncer de tireoide. 

Os principais sintomas do Câncer ósseo

Dentre os sintomas mais comuns do câncer nos ossos, podemos citar: 

  • Dor nos ossos: no início a dor pode não ser constante, porém passa a se intensificar à noite ou durante a prática de atividades físicas como caminhadas. 
  • Inchaço nas articulações: em alguns casos, pode surgir um nódulo nas articulações, que aumentam a dor e desconforto, sobretudo, nos joelhos e cotovelos.
  • Ossos frágeis: os ossos têm a tendência de quebrarem com mais facilidade por causa da fragilidade provocada pelo tumor.

Logicamente, para se comprovar a doença, é imprescindível que todos os sintomas apontados sejam avaliados por um médico oncologista, bem como por um especialista ortopédico.

E o diagnóstico, como é feito?

O diagnóstico do Câncer ósseo pode ser feito por meio de exames marcadores tumorais, exames de sangue e de urina, além de exames de imagem – a maneira mais eficaz de diagnosticar a doença, afinal, um raio X poderá mostrar se existe algum defeito no ossos ou nos tecidos adjacentes. 

Deseja conferir mais conteúdos informativos como esse e estar sempre por dentro  do universo médico e ortopédico? Conheça os outros conteúdos no BLOG da SOS Ortopedia e não deixe de nos seguir nas redes sociais!