Artrose de quadril afeta milhares de brasileiros de acordo com a OMS. Conheça esta patologia ortopédica!

Sabe o que os joelhos, os dedos e o quadril têm em comum? As articulações destas regiões corporais são, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), as mais atingidas pela artrose. Sendo que a artrose de quadril afeta milhares de brasileiros todos os anos. 

Formada pelo acetábulo e a cabeça do fêmur, a articulação do quadril envolve diversos músculos, tendões, ligamentos e outras estruturas que permitem que realizemos movimentos do dia a dia, como andar, agachar, correr, subir escadas, etc. E dentro de um processo de artrose, esta mobilidade pode ser gravemente afetada, além de causar dores.

Quer entender mais sobre esta patologia ortopédica, quais as suas causas e possibilidades de tratamento da artrose no quadril? Continue acompanhando este artigo da SOS Ortopedia especial sobre quadril.

Os principais sintomas da artrose no quadril

Dentre os sintomas mais comuns dos pacientes que buscam consultas com um ortopedista especializado em quadril, incluem-se:

  • Dor no quadril, que pode piorar ao andar, ficar sentado por muito tempo ou ao se deitar de lado;
  • Sensação de dormência ou formigamento na região das pernas;
  • Queimação na batata da perna;
  • Dificuldade para movimentar a perna pela manhã ao acordar;
  • Dificuldade de calçar meias, amarrar o sapato ou de se levantar de lugares baixos;
  • Andar mancando, entre outros.

Causada pelo desgaste da articulação do quadril, a artrose no quadril costuma acometer pessoas geneticamente predispostas e com idade avançada, mas nada impede que a patologia surja em pessoas jovens, devido a traumatismo locais ou a prática de atividades físicas, como a corrida e o levantamento de peso.

Como é confirmado o diagnóstico desta patologia?

O diagnóstico da artrose no quadril é feito por um médico ortopedista após a avaliação dos sintomas e verificação de imagem de raio X da região. 

Outros exames que o médico pode pedir são tomografia computadorizada, que pode dizer se existe um tumor ósseo, e a ressonância magnética, que pode servir para avaliar o estado da cabeça do fêmur. 

Principais formas de tratamento para artrose no quadril 

  1. Fisioterapia: O tratamento pode ser feito com o uso de aparelhos que ajudam a aliviar a dor, uso de bolsas térmicas, massagens  e exercícios para melhorar a amplitude, lubrificação e função da articulação. 
  2. Exercícios: exercícios como hidroginástica e pilates são importantes para fortalecer a musculatura e proteger as articulações.
  3. Cirurgia: A cirurgia para artrose deve ser feita quando os outros tratamentos não são suficientes para controlar a dor. Consiste em retirar a cartilagem danificada parcialmente ou completamente, e, em alguns casos, é necessária sua substituição por uma prótese de quadril.

A artrose no quadril pode ser fonte de intensas dores e limitações que tornam um indivíduo infeliz. Por isso, ao sentir uma dor pouco comum no quadril é importante buscar ajuda médica o quanto antes para colocar o tratamento em ação. 

Esta patologia, apesar de não possuir cura, é rodeada por tratamentos bastante eficazes para ajudar o paciente com sua condição e, desta forma, retomar uma vida saudável e com muito mais bem estar.